Exu e Pomba Gira

Exu e Pomba Gira são guardiões, são entidades responsáveis pela disciplina e ordem no ambiente. São entidades de pouca luz, que se encontram em evolução, e conhecem profundamente certas regiões do submundo astral e são temidos pela sua rigidez e disciplina. 
São espíritos que já encarnaram na terra.  Na sua maioria,  em encarnações anteriores cometeram vários crimes ou viveram de modo a prejudicar seriamente sua evolução espiritual. Sendo assim estes espíritos optaram por prosseguir sua evolução espiritual através da prática da caridade,  incorporando nos terreiros de Umbanda.
 Apesar das imagens de Exus, fazerem referência ao "Diabo" (herança do Sincretismo religioso), eles não devem ser associados a prática do mal, pois como são servidores dos Orixás, todos tem funções específicas e seguem as ordens que lhe são passadas.  Dentre várias, duas das principais funções dos Exus são: a abertura dos caminhos e a proteção de terreiros e médiuns contra espíritos perturbadores durante a gira ou obrigações.   
Muitos acreditam que nossos amigos Exus são demônios, maus, ruins, perversos, que bebem sangue e se regozijam com as desgraças que podem provocar. Exú é neutro, quem faz o mal são os médiuns que utilizam os Exús para fazerem trabalhos que prejudiquem outras pessoas.
Na verdade o mal ou o bem é produto da vontade e da evolução do próprio homem e Exu está acima do bem e do mal, sentimentos esses pertencentes a evolução humana.
 São trabalhadores que se fazem respeitar pelo caráter forte e pelas vibrações que emitem naturalmente. Eles se encontram em tarefa de auxílio e são muito respeitados trabalhando à sua maneira para auxiliar o quanto podem. São temidos no submundo astral, porque se especializaram na manutenção da disciplina por várias e várias encarnações.



Temos que começar a mudar nossos conceitos de Exú e Pomba Gira. Temos que ver o Exu e a Pomba Gira como aquela polícia que guarda e toma conta das ruas, abrindo nossos caminhos e nos decarregando,  obedecendo sempre uma hierarquia de comando, que é o Exu chefe do Terreiro, e acima dele os guias chefes da Casa. Assim como devemos ter um conceito mais respeitoso do Exu, devemos também dedicar mais respeito aos trabalhos das Pombas Giras, deixando de encará-las como mulheres vulgares e da vida, que só vêm para arranjar casamento ou o que é pior, para desfazer casamentos. Isto é uma coisa absurda e vulgar. O trabalho da Pomba Gira é sério.  É também um trabalho de descarrego, de limpeza, de união entre as pessoas. De abertura dos caminhos da vida, seja do ponto de vista material, mental ou espiritual.
Entretanto cabe lem­brar, que o estágio evolutivo de Exu é inferior ao dos caboclos,e pretos-velhos, o que também não significa que não sejam evoluídos – ape­nas encontram-se num es­tágio abaixo. Sua energia é mais densa e sua vibração ou força de incorporação está mais próxima ou simi­lar à vibração da Terra, exi­gindo dos médiuns uma concentração diferenciada da que possam sentir ao in­corporarem um caboclo ou preto-velho. Fato é que, quanto mais evoluída for a entidade a ser incorporada, mais sutil será a incorporação e a energia sentida. 
É comum ouvir dizer que sem Exu não se faz nada. Isso se dá pelo fato destas entidades estarem frente aos combates es­pirituais, prestando defe­sa e proteção, e não são vingadores, traí­ras ou forças do mal, como a maior parte das lendas nos leva a pensar.

Alupandê!

7 comentários:

  1. fico muito feliz em ver pessoas que ainda respeitem os exus como se deve respeitar e que copreendem sua verdadeira vibraçao na terra!
    Assim como voces luto incessantemente a favor desse povo maravilhoso e orfanizador que temos como entidades presentes em nossas vidas!

    ResponderExcluir
  2. devemos sempre respeitar um exu, principalmente quando estão em terra. eles estão sempre abrindo os nossos caminhos; e só querem o nosso bem: por isso e por outras eu respeito muito.

    ResponderExcluir
  3. 15 de outubro de 2013 16;21 concordo com meu colega devemos respeita e confiar em exu eu sempre que pesso a exu para me ajudar eu consigo.

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu queria saber se é possivel ganhar um exu por herança de algum familiar. Tipo, fui num jogo, e uma pomba gira falou que ela era da minha mãe, mas como minha mãe não quis e resolveu seguir outro caminho, ela me protege, e agora é minha, pra eu cuidar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lyn
      Nunca ouvimos falar em nada semelhante, o que não quer dizer porém que seja impossível.

      Excluir
  5. Boa noite, LyN assim como vc eu tbm tenho um Guardião de herança de minha falecida avó, porém o que me foi ensinado é que para se herdar uma entidade, alguém precisa ter desencarnado. No meu caso, minha avó era Yalorixá e desencarnou qdo eu tinha apenas 02 anos de idade. Assim, eu herdei o Exu Brasa, disseram que não terminou a missão dele com a minha avó, só que o ideal mesmo é deixar com que eles mesmos se manifestem.. assim como eu espero o Sr. Brasa dizer qual é a missão dele, vc poderia firmar sua Guardiã e deixar com que ela mesma no tempo dela esclareça esse mistério que são as tais entidades herdadas :)

    ResponderExcluir
  6. GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE A POMBAGIRA 7 COVAS:

    ResponderExcluir