19 de janeiro de 2013

Qualidades de Oxalá no Candomblé

Candomblé

Ajagemo: Para o qual durante a sua festa anual em Edé, dança-se e 
representa-se com expressões corporais, um combate entre ele e 
Oluniwi, no qual este último sai vencedor
Akire ou Ikire: É um valente guerreiro muito rico que transforma em 
surdo e mudo a quem o negligencia
Alase ou Olúorogbo: Salvou o mundo fazendo chover num período de seca
Etéko: Caminha com Oxaguiã, é inquieto. Vive nas matas e come todo 
o tipo de carne branca
Eteto Obá Dugbe: Outro guerreiro, ligado a Orixalá.
Lejugbe: é muito confundido com Oxalufã por ser vagaroso e indeciso. 
Muito chegado a Ayrá. Come com Iemanjá e Oxalufã. Come também 
todo tipo de carne branca
Obatalá: É o mais velho dos Orixás. O grande rei branco, raiz de todos 
os outros Oxalás. Ele não é feito, faz-se Ayrá ou Oxum Opará. É o pai 
de Oxalufã que por sua vez é o pai de Oxaguiã. Por ser muito grande e 
poderoso, Obatalá não se manifesta, sua palavra transforma-se 
imediatamente em realidade. Representa a massa, o ar, as águas frias e 
imóveis do começo do mundo. Controla a formação dos novos seres, é 
o senhor dos vivos e dos mortos
Okó: Quando se manifesta leva um cajado de madeira que revela sua 
relação com as árvores, traz uma flauta de osso que lembra sua relação 
com a sexualidade e a fertilidade. Seu Opaxoró é confeccionado 
em madeira. Sendo um Orixá raro, tem poucas qualidades conhecidas. 
É um Orixá rico
Orinsala, Orixalá ou Obatalá: É casado com Yemowo, suas imagens 
são colocadas uma do lado da outra e cobertas com traços e pontos 
desenhados com efum no ilésin, local de adoração. Dizem que 
Yemowo foi a única mulher de Orisalá, um caso excepcional de 
monogamia entre orisas e eboras
Osalufã ou Oxalufã (Orisa Olú Fon): Aquele que grita quando acorda. 
Orixá velho e sábio, cujo templo é Ifón pouco distante de Oxogbô. 
A cerimônia de saudações é de dezesseis em dezesseis dias. Orixá 
muito velho, de idade avançada, aleijado, lento, movendo-se com 
muita dificuldade. Dança apoiado no opaxorô. Treme de frio e velhice. 
Detesta a violência, disputas e brigas. Não come sal nem dendê, 
odeia cores fortes, principalmente o vermelho. A ele pertencem os 
metais e substâncias brancas. Não suporta cavalos
Osoguiã ou Oxaguiã (Orisá Ogiyan): Senhor de Ejigbô. Orixá jovem 
e guerreiro. Uuma de suas características é o gosto pelo inhame pilado 
chamado lyán, que lhe valeu o apelido de Orisájiyan. A tradição exige 
que os habitantes de dois bairros Xolô e Oké Mapô lutem uns contra 
os outros a golpes de varas. É o único que tem autorização de enfeitar 
seus colares brancos com pedras azuis, chamadas Seguy. Está ligado 
ao culto de Iroko e dos espíritos, assim como a fertilidade e o culto 
ao inhame. É o pai de Oxossi Inlé, come com Ogunjá, Oxossi Inlé, 
 Airá, Exu, Oyá e Onira. Tem muito fundamento com Oyá, pois é o 
dono do Atori, fundamento que lhe foi dado por ela, motivo pelo qual 
as pessoas de Guian devem agradar muito a Oyá

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