5 de dezembro de 2012

Festa do Exu Tiriri



Deu meia noite em ponto o galo cantou
Cantou pra anunciar que Tiriri chegou
Ele vem da Calunga de capa, cartola e tridente na mão
Esse Exú de fé é quem nos trás axé e nos dá proteção
Ele é Exú Odara e vem nos ajudar
Com seu punhal ele fura, ele corta demanda, ele salva, ele cura
Exú Amojubá
Laroyê
Laroyê Exú
 Exú Amojubá
Eu perguntei a ele o que é Exú
E ele vem me falar
Exú é caminho, é energia, é vida, é determinação
É cumpridor da lei, Exú é esperto, Exú é guardião
Exú é trabalho, é alegria veloz, Exú é viver
É a magia, é o encanto, é o fogo, é o sangue na veia vibrando
 Exú é prazer
Laroyê
Laroyê Exú
 Exú Amojubá
Trás sua falange Exú Tiriri para trabalhar
Vem seu Tranca-Ruas, Maria Padilha e Exú Marabô
Sete Encruzilhadas, seu Zé Pilintra aqui chegou
Maria Mulambo, Maria Farrapo e Dona Figueira
Dona Sete Saias, Pombogira Menina e Rosa Vermelha
Sete Catacumbas, Exú Caveira firmam ponto aqui
e o Exú Capa Preta anunciou a festa do Exú Tiriri
Deu meia noite em ponto!

Download:

Quimbanda

Exús e Pombas Giras são entidades que cuidam da segurança da casa e de seus médiuns, são os guardiões do terreiro. A gira de Exú, que também é conhecida como Quimbanda ou Kimbanda, tem como finalidade descarregar os médiuns e os consulentes. Os Exús são os responsáveis pela segurança das pessoas e dos templos. Abrem e fecham caminhos, põem e tiram feitiços, alguns curam e causam doenças, trazem prosperidade, dinheiro, amor, emprego, combatem demandas e as obsessões. Regem a vida fora de casa. Os mesmos não são considerados deuses, e sim entidades que buscam a evolução através da caridade. A Quimbanda é uma ramificação da Umbanda, e assim como a mesma, possui várias linhas de desenvolvimento. A Umbanda não vive sem a Quimbanda, como a árvore não vive sem a copa ou sem a raiz, e uma casa não vive sem pilares ou sem teto. Muitos chegam a afirmar que Quimbanda é o lado negativo da Umbanda, onde se pratica a magia negra. Porém sabemos que o bem ou o mal está na intenção de cada um, sendo a entidade somente um trabalhador, fazendo aquilo que lhe é proposto.
Há quem afirme que a Quimbanda nasceu juntamente com a Umbanda, sendo que alguns afirmam que Zelio teria admitido ter um exu por ordens de seus guias. Porém há quem discorde dessa teoria, já que o mesmo nunca foi comprovado. Segue abaixo parte da entrevista gravada com o Sr. Zélio no dia 22 de outubro de 1970, que faz algumas referências aos Exus:
Pergunta: Sr. Zélio, é sobre o trabalho dos Exús. Existem tendas que dão consultas com Exús em dias especiais além das consultas normais de Pretos Velhos e Caboclos. Como o Sr. vê isso?
Zélio: Eu sei disto, que há muitas tendas que trabalham com Exús, eu não gosto porque é muito fácil se manifestar com Exú, qualquer médium, um mal médium, se manifesta com Exú, basta ter um espírito atrasado; ou também fingindo um espírito, por isso não gosto e fujo disto, na minha tenda não se trabalha com Exú por qualquer motivo. 
Pergunta: Mas o Sr. não considera o Exú um espírito trabalhador?
Zélio: Depois de despertado, porque o Exú é um espírito admitido nas trevas, depois de despertado, que ele dá um passo no caminho da regeneração é fácil ele trabalhar em benefício dos outros. Assim eu acredito no trabalho do Exú.

Pergunta: Não haverá casos em que outros Orixás vibrando em outras linhas não possam resolver de imediato alguns problemas de filhos e, não seria o Exú aí o mais indicado para resolver, por estar mais perto materialmente, por estar mais aceito nos trabalhos materiais?

Zélio: O nosso chefe, “o Caboclo das Sete Encruzilhadas” nos ensinou assim, isto faz 60 anos, que o Exú é um trabalhador. Como na polícia tem soldado, o chefe de polícia não prende, o delegado não prende, quem prende são os soldados, cumprem ordens dos maiorais, então o Exú é um espírito que se encosta na falange, que aproveita para fazer o bem, porque cada passo para o bem que eles fazem vai aumentando a sua luz, de maneira, que é despertado e vai trabalhar, que dizer, vai  pegar, vai seduzir este espírito que está obsedando alguém, então este Exú vai evoluir. É assim que o Caboclo das Sete Encruzilhadas nos ensinava.

Pergunta: De que modo o Exú é um auxiliar e não um empregado do Orixá ?

Zélio: Eu não digo empregado, mas é um espírito que tende a melhorar, então para ele melhorar ele vai fazer a caridade junto com as falanges, correndo em benefício daqueles que estão obsidiados, despertando e ajudando a despertar o espírito para afasta-lo do mal que ele estava fazendo, então ele se torna um auxiliar dos Orixás.


Dentro da Quimbanda, os Exus seguem uma hierarquia, relacionando sete Exus principais, considerados como os sete chefes de legião, que comandam e coordenam outras falanges, sendo que cada um de seus comandados também comandam mais sete, que comandam outros sete e assim por diante, formando falanges enormes. 
São as Sete Linhas da Quimbanda:

1ª Linha: 
Encruzilhadas
Chefe: Exu Rei
Essa linha é conhecida como a linha que opera e comanda todas as decisões dentro do reino. Seus componentes se apresentam geralmente com roupagem de cor escura, sendo seus chefes:
1ª Falange: Exu Rei das Sete Encruzilhadas
2ª Falange: Exu Marabô
3ª Falange:Exu Mangueira
4ª Falange: Exu Tranca Ruas das Almas
5ª Falange: Exu Tiriri
6ª Falange: Exu Veludo
7ª Falange: Exu das Campinas
Falange Feminina: Pomba Gira das Sete Encruzilhadas

2ª Linha:
Linha das Almas
Chefe: Omulu 
Encontram-se nesta linha espíritos subordinados a Omulu, tendo sua morada nos cemitérios, onde também são realizadas suas oferendas. São os chefes desta linha:
1ª Falange: Exu Mirim
2ª Falange: Exu Pimenta
3ª Falange: Exu Sete Montanhas
4ª Falange: Exu Ganga
5ª Falange: Exu Kaminaloá
6ª Falange: Exu Malê
7ª Falange: Exu Quirombô
Falange Feminina: Pomba Gira das Almas

3ª Linha:
Linha do Cemitério ou  Linha dos Caveiras 
Chefe: Exu Caveira 
Essa linha tem as ações dos espíritos conhecidos como Caveiras, dado ao fato de que estes espíritos trabalham e recebem suas oferendas dentro dos cemitérios. São os chefes desta linha:
1ª Falange: Exu Tatá Caveira
2ª Falange: Exu Brasa
 3ª Falange: Exu Pemba
4ª Falange: Exu do Lodo
5ª Falange: Exu Carangola
6ª Falange: Exu Arranca Toco
7ª Falange: Exu Pagão
Falange Feminina: Pomba Gira Rainha dos Cemitérios

4ª Linha:
Linha Nagô 
Chefe: Exu Gererê
Os espíritos que compõem esta linha são exímios entendidos na pratica da magia, seja astral, seja natural ou qualquer outra forma ou modalidade a eles requisitados. É uma das mais forte e perigosa linha da Quimbanda. 
São os chefes desta linha:
1ª Falange: Exu Quebra Galho
2ª Falange: Exu 7 Cruzes
3ª Falange: Exu Gira Mundo
4ª Falange: Exu dos Cemitérios
5ª Falange: Exu da Capa Preta
6ª Falange: Exu Curador
7ª Falange: Exu Ganga
Falange Feminina: Pomba Gira Maria Padilha

5ª Linha:
Linha de Mossorubi 
Chefe: Kaminaloá
Os espíritos que se apresentam dentro desta linha possuem uma grande especialidade para com os males de origem espiritual que por ventura venham causar perturbações dentro da mente do ser humano. Os elementos desta linha são exímios conhecedores da mente humana e por esta razão são evocados para realizarem os mais diversos tipos de trabalhos onde se necessite o tratamento mental. São os chefes que compõe esta linha:
1ª Falange: Exu dos Ventos
2ª Falange: Exu Morcego
3ª Falange: Exu Sete Portas
4ª Falange: Exu Tranca Tudo
5ª Falange: Exu Marabá
6ª Falange: Exu Sete Sombras
7ª Falange: Exu Calunga
Falange Feminina: Pomba Gira Maria Mulambo

6ª Linha: 
Linha das Matas 
Chefe: Exu Pantera Negra
Linha conhecida pela sua enorme coragem e força para vencer demandas e realizar os mais terríveis trabalhos de magia, além de ter o poder de curar até doenças tidas como incuráveis. São seus chefes:
1ª Falange: Exu 7 Cachoeiras
2ª Falange: Exu Tronqueira
3ª Falange: Exu 7 Poeiras
4ª Falange: Exu da Matas
5ª Falange: Exu 7 Pedras
6ª Falange: Exu Arranca Toco
7ª Falange: Exu Pedra Negra
Falange Feminina: Pomba Gira da Figueira

7ª Linha:
 Mirim 
Chefe: Exu Mirin
Linha de Exus considerados crianças, trabalham com velas cor de rosa e preta, azul e preta, doces, balas, guaranás, mel... Seus chefes são:
1ª Falange: Exu Tiriri Mirim
2ª Falange: Exu Toquinho
3ª Falange: Exu Manguinho
4ª Falange: Exu Lalu
5ª Falange: Exu Veludinho
6ª Falange: Exu Ganga
7ª Falange: Exu Quirombô
Falange Feminina: Pomba Gira Menina

Bebidas: Gostam muito de  cachaça, também chamada de marafo, conhaque, cerveja e outras bebidas fortes. As Pomba-giras gostam de champanhe e outras bebidas doces. 
Comidas: Gostam de farofa, dendê, cebola, pimenta, pipoca, bolinhos de carne crua, pimentão...