19 de janeiro de 2012

Axé de Búzios

O axé de búzios deverá ser dado somente se a pessoa for pronta de cabeça e se tiver assentado os Orixás de Bará até Oxalá, ou se for assentar os mesmo por ocasião de feitura do axé de búzios. Pois, para que se estabeleça a relação búzio-Orixá, é necessário que todos os orixás (Orumalé) estejam devidamente assentados. O axé de búzios deverá ser dado somente após um determinado número de anos da pessoa na religião e de acordo com o conhecimento religioso da pessoa que irá recebê-lo, a critério do seu Barbalorixá.
É através do axé de búzios que os Babalorixás e Ialorixás consultam os Orixás sobre os problemas do consulente, sendo dos mais variados tipos e de ordem espiritual e material, bem como, consultar pelos búzios a confirmação ou não de trabalhos (feitiços) que serão realizados e posteriormente o andamento dos mesmos. É também, através dos búzios que se descobrirá o Orixá dono da cabeça, do corpo e de todas as passagens que regerão a pessoa que será iniciada por toda sua vida. Caberá ao Babalorixá ou ainda a madrinha ou padrinho, a obrigação de ensinar ao iniciado a maneira de jogar búzios e a interpretação das caídas.

Axé de búzios

Costuma-se colocar no axé de búzios a quantidade de búzios que corresponde ao axé de número de Oxalá de Orumilaia que é o dono dos búzios e da adivinhação, e tantos búzios quantos forem os Orixás que a pessoa tiver assentado, que deverá ser de Bará até Oxalá, um búzio para cada Orixá. Sendo assim, independente do Orixá da pessoa que estiver recebendo o axé de búzios, o número dos mesmos serão sempre 08, 16 ou 32, sendo que nunca menos que 08 e não mais que 32. Os búzios poderão ser dos tipos: brancos ou coloridos (pintados), de acordo com o Orixá dono da cabeça da pessoa e do Babalorixá que determinará o tipo e o tamanho dos búzios que serão preparados para aquela pessoa. Os búzios deverão ser ralados numa pedra, na parte oval dos mesmos, por uma pessoa que já tenha o axé de búzios assentado. A ralação dos búzios deverá furá-los até que apareça no local onde foi ralado, o miolo de cada um.
A parte do búzio que foi ralada, se cair para cima, quando for jogado pela pessoa no jogo de búzios, corresponderá ao “sim”, ou “búzio aberto”. A parte contrária do búzio (que não foi ralada), se cair para cima, corresponderá ao “não” ou “búzio fechado”. A parte arredondada do búzio é sempre a traseira. A parte mais fina do búzio é sempre a dianteira.
O jogo de búzio pode ser realizado em qualquer local do templo ou dependendo do caso, nos mais variados locais. Em ocasiões especiais, o Babalorixá poderá consultar os Orixás jogando o axé de búzios no assoalho e próximo a determinado Orixá assentado ou com o Orixá arriado junto com o axé de búzios no assoalho, dentro do quarto de santo, pois ali a vibração dos Orixás é mais intensa.