3 de dezembro de 2012

04 de Dezembro - Dia de Iansã

Nesse dia 04 de dezembro comemoramos o dia de Iansã, senhora dos ventos, das tempestades e dos trovões. Na Nigéria tem sua morada no rio Níger, conhecido também pelo nome de Odò Oyá. Iyá Mesán, a mãe dos nove filhos, do rio de nove braços, guerreira, batalhadora, dona do teto e da aliança. Foi esposa de Ogum e, posteriormente esposa de Xangô. É irrequieta, autoritária, sensual, de temperamento muito forte, dominador e impetuoso.
Na Umbanda, a manifestação da Cabocla Iansã costuma ser rápida, movimentando bastante o médium, girando fortemente. Seu símbolo é uma taça ou cálice e suas contas são vermelha e branca.


Seus filhos geralmente são pessoas que não esperam que as oportunidades surjam por milagre divino ou favor humano. Costumam ter personalidade marcante e pouco se importam se estão ou não agradando. Tudo é intenso nos filhos de Iansã: o amor, a fé ,a ira, a amizade, a inimizade, a alegria ou a tristeza. A mente inquieta e a necessidade constante de movimento motiva seus filhos à buscarem novos conhecimentos e interesses. De temperamento explosivo, não admitem serem contrariados, pouco importando se tem ou não razão, pois não gostam de dialogar, passando por cima de tudo que estão fazendo na vida quando ficam tentados por uma aventura. Iansã é a mulher guerreira que, em vez de ficar no lar, vai à guerra. São assim os seus filhos, que preferem as batalhas grandes e dramáticas ao cotidiano repetitivo. Costumam ser amigos fiéis para os poucos escolhidos para seu círculo mais íntimo.

Oferenda para Iansã:
* Pipoca
* Batata doce
* Azeite comum
* Maçã caramelada

Que seus ventos possam soprar para longe todas as adversidades de nossa vida, nos mostrando a direção certa a seguir!

Epa Heyi Iansã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário