19 de junho de 2012

Oferenda os Orixás

Podemos chamar de oferenda, prato, frente ou axé, os alimentos respectivos de cada Orixá. Os pratos possuem algumas variações dependendo da Nação de que provém, podendo os mesmos serem compostos de frutas, alimentos, carnes, bebidas, flores, louças e adereços, que podem servir como uma súplica para se alcançar uma graça, ou ainda como uma forma de homenagear e cultuar um determinado Orixá e para fortalecer nosso vínculo com o mesmo.

Oferendas na Nação Jeje / Ijexá 

Bará Agelú
*Mel
*Milho
*Pipoca
* Amendoim
*Batata inglesa
* Balas de mel
Torrar o milho e o amendoim bem clarinho, fritar ou assar as sete rodelas de batata no mel. Colocar o milho no fundo do agdal, colocar a pipoca por cima, as sete rodelas de batatas e enfeitar com as balas.
Demais Barás
Todos os ingredientes do Bará Agelú, porém não vai nada doce, e sim dendê.

Ogum
* Sete ripas de costela
* Dendê
* Uma laranja
* Folhas de alface
* Farinha de mandioca
* Bandeja
Assar a costela com um pouco de dendê para não queimar. Depois de assada passar na farinha de mandioca e colocar em cima da bandeja já preparada com as folhas de alface. Colocar um pouco de dendê por cima, abrir a laranja em cinco gomos e enfeitar.

Iansã
* Pipoca
* Batata doce
* Azeite comum
Fritar ou assar sete rodelas de batata no azeite. Estourar as pipocas e colocar na bandeja já enfeitada com os papéis, e após colocar as rodelas de batata. Pode-se colocar uma maçã com mel bem no centro da bandeja.

Xangô Aganjú de Ibejis
* Ponta de peito
* Farinha de mandioca
* Salada de mostarda
* 6 bananas
* 6 doces
Cozinhar a ponta de peito bem cozida, desfiar a carne e reservar a água do cozimento. Adicionar a carne desfiada à água, picar a mostarda e colocar junto. Ir colocando a farinha aos poucos mexendo sempre até a mostarda desaparecer e ficar um pirão. Colocar o amalá na gamela, distribuindo as bananas descascadas em volta e enfeitar com os doces. 
Demais Xangôs
Todos os ingredientes do Xangô de Ibejis, porém sem os doces.

Odé e Otim
* 2 chuletas de porco
* Farinha de mandioca
* Azeite comum 
Fritar ou assar as chuletas no azeite, passar na farinha e colocar na bandeja já enfeitada com os papéis.

Ossanhe
* Batata inglesa
* Mel
 Cozinhar as batatas, tirar a casca, amassar fazendo o apeté, colocar em cima da bandeja já decorada, regando com mel. Pode-se também oferecer pêras regadas no mel.

Obá
* Orelha de porco
* Batata doce
* Azeite comum
Assar a orelha de porco com um pouco de azeite, cozinhar as batatas, descascar e amassar fazendo um apeté. Colocar o mesmo junto com a orelha na bandeja já enfeitada com o papel.

Xapanã
* Fígado de gado
* Farinha de mandioca
* Pipoca
* Amendoim
* Feijão cozido
* Repolho roxo
* Dendê
Cortar o fígado bem miudinho, cuidando para que não fique nenhuma gordura. Fritar o mesmo no dendê, misturar com a farinha de mandioca e colocar na bandeja já enfeitada com o papel. Torrar o amendoim, estourar a pipoca e distribuir na bandeja. Cortar o repolho bem fininho e fritar no dendê fazendo o sarapolho. Fritar o feijão no dendê e colocar tudo na bandeja.  Também pode-se oferecer costela de porco assada com dendê.

Ibejis
* Todos os tipos de doces e balas
* Bombons
* Brinquedos
* Bicos
* 2 copos de guaraná
Colocar tudo em dupla na bandeja já decorada com os papéis.

Oxum
* Canjica amarela
* 4 ou 8 quindins
* Mel
Cozinhar a canjica e colocar sobre a bandeja já decorada com o papel, fazendo o formato de um coração e regar com o mel. Colocar os quindins em volta.

Iemanjá
* Canjica branca
* Mel
Cozinhar a canjica e colocar sobre a bandeja já decorada com o papel, regando com o mel. Pode-se também oferecer bolinhos de peixe assado.

Oxalá
* Arroz doce
* Leite de coco
* Mel
* Coco ralado
* Merengue
* 4 ovos cozidos
Cozinhar o arroz com o leite de coco, colocar sobre a bandeja já enfeitada com o papel, regando com o mel e com o coco ralado. Cortar os ovos ao meio e distribuir em volta junto com os merengues. Pode-se oferecer também canjica branca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário