22 de junho de 2012

Dia Nacional da Umbanda

A comunidade dos terreiros comemora a assinatura da lei que institui o Dia Nacional da Umbanda, a ser comemorado todos os anos no dia 15 de novembro:

Lei nº 12.644 de 16 de maio de 2012
Institui o dia Nacional da Umbanda
A presidenta da república
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 
Art. 1o  Fica instituído o Dia Nacional da Umbanda, que será comemorado, anualmente, em 15 de novembro. 
Art. 2o  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. 


Porque Milhões de brasileiros escolheram 15 de Novembro como o dia nacional da umbanda? Essa data marca o dia em que Zélio Fernandino de Moraes prenunciou a missão da fundação do culto.Em 1908, manifestou-se pela primeira vez,  numa sessão da Federação Espírita,  em Niterói,  uma entidade que declarou trazer a missão de estabelecer um culto,  no qual os espíritos de índios e de escravos poderiam desenvolver seu trabalho espiritual,  organizado no plano astral do Brasil.  Na época,  esses espíritos aproximavam-se das reuniões espíritas,  mas as suas mensagens eram recusadas,  por serem eles considerados atrasados,  tendo em vista a condição de humildade com que se identificavam.
das falanges principais da Umbanda e sim a ambas:  Caboclos e Pretos Velhos.
A assinatura dessa lei é mais um passo para o reconhecimento da riqueza desse culto, que é um dos mais significativos na história de luta contra o preconceito e resistência  de minorias no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário